Felicidade no Trabalho


Quer um local de trabalho mais produtivo? Experimente um pouco de felicidade. 

Hoje em dia, qualquer  organização tem que lidar com variadas complexidades no local de trabalho: várias gerações a trabalharem lado a lado, mudanças tecnológicas e de postos de trabalho, criar uma cultura organizacional que permita atrair novos talentos, promover a inovação e internacionalização, impulsionar a performance financeira e criar um ambiente de trabalho bom o suficiente para que os atuais colaboradores sejam retidos durante muito tempo.

O estudo da consultora mostra que para 70% dos colaboradores a nível global a felicidade no local de trabalho é o melhor ingrediente para uma experiência de trabalho única.

Para além disso 90% dos inquiridos nos EUA acham que deveria existir um "chief happiness officer", alguém que na organização se dedicasse 100% ao bem-estar dos colaboradores. 60% dos inquiridos admiten ainda que querem sentir-se mais envolvidos no seu local de trabalho.

Mas afinal como é que se consegue criar um ambiente de trabalho mais feliz para ter uma equipa mais produtiva?

Equilíbrio
Esta tem sido, provavelmente, a palavra mais utilizada na última década quando o tema é recursos humanos e bem-estar no trabalho. Mas não a podemos mais ignorar. Estamos sempre ligados a emails, chamadas telefónicas e notificações das redes sociais a toda a hora e em qualquer lugar. Mas quando é que estar sempre ligado se torna prejudicial para o colaborador e para o negócio?
Meio caminho andado para ter um local de trabalho mais feliz é ter uma equipa feliz. E para se conseguir isso deve-se promover um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores.

Empowerment
Um colaborador que sente que tem importância e que as suas ações podem mudar o rumo da empresa para melhor, é sem dúvida um colaborador mais feliz. Se tem confiança na equipa que contratou, permita-lhe que seja mais autónoma. Estabeleça objetivos e conseguirá assim dar autonomia à sua equipa sem sentir que está a perder o leme.

Oiça e aja quando necessário
Alguns dos maiores conflitos organizacionais são criados por ruídos de comunicação, designadas as falhas de comunicação.  Crie processos que permitam aos seus colaboradores comunicar de forma aberta e faça questão de ouvir aquilo que têm para lhe dizer. Mas a comunicação não é tudo. Na verdade é apenas uma parte da batalha. É importante que tome ações em relação aquilo que ouve dos seus colaboradores.

Em conclusão: a felicidade é o ponto de partida para maior produtividade.


Referência: Estudo "Workplace powered by Human Experience"  da consultora JLL.

Sem comentários:

Enviar um comentário