As Crianças e a Pandemia

Como é que as nossas crianças estão a ser afetadas pela pandemia? Um dos sintomas mais claro é o medo, muitas vezes verbalizado numa insegurança do amanhã, numa noite mal dormida, num sem número de questões, numa regressão ao quarto dos pais, pois o medo de dormir sozinho voltou. Há o medo da morte e a sensação da morte transmitida por aqueles de que gostam tanto, num sentido de aviso e precaução que lhes aumenta o medo pois sabem que não controlam o imprevisto. Quais as dicas que podemos dar aos pais? Seja um modelo Explique o distanciamento emocional Concentre-se no positivo Monitorize a exposição à televisão, internet e redes sociais Dissipe informações imprecisas Reconheça as preocupações da criança e valide Converse sobre os seus medos Aprenda técnicas de respiração e relaxamento e faça com ela Utilize a arte e o desporto como técnica de expressão emocional ou forma de relaxamento Tente normalizar sempre que puder o que estamos a viver Não se preocupe! A maioria das crianças irá responder de forma adaptativa ao stress associado à pandemia.

Como gerir o stress no trabalho?

Existem várias fontes de stress no dia a dia no trabalho e desta forma sugerimos algumas formas de lidar com essas situações.

Sinais de stress e ansiedade

Depois de analisarmos as causas, como podemos detetar que estamos com uma taxa de ansiedade elevada ou acima do normal? Existem sintomas que ficam fora de controle e pode ser altura de fazer algumas mudanças no dia-a-dia.

Os principais sintomas de stress:

Suar
Tensão alta
Palpitações cardíacas
Tonturas
Dificuldade em dormir
Irritação
Sistema imunitário em baixo
Principais sintomas de ansiedade:
Sentir deprimido
Apatia e perda de interesse no trabalho
Problemas em dormir
Fatiga
Problemas em concentrar
Tensão muscular
Dores de cabeça
Problemas de barriga
Consumo elevado de álcool

Como lidar com o stress:

Existem algumas formas de lidar com o stress e a ansiedade causados no trabalho. Pode também optar por consultar um médico e perceber o que ele recomenda para os seus sintomas específicos.
Cuide de si:
Alimente-se bem
Faça pausas regulares durante o dia
Aprenda a dizer “não”
Delegue tarefas
Faça férias
Evite o perfeccionismo e seja prático
Relacione-se com outras pessoas

Como as empresas podem evitar o desgaste dos colaboradores:

Fazer reuniões regulares para perceber como os colaboradores se sentem
Realizar mudanças caso identifiquem pontos de stress comuns no trabalho
Encorajar pausas e férias como parte da cultura da empresa
Organizar eventos de meditação e team building para os colaboradores

Atualmente, é também necessário investir na saúde mental dos seus colaboradores para que estes possam estar no máximo da sua produtividade, enquanto estão a trabalhar.

Fonte: Lysha Holmes, diretora da Qui Recruitment