Meditação e Relaxamento para Crianças

O relaxamento e a meditação são práticas simples, naturais, eficazes, promotoras de saúde, equilíbrio, pacificação e bem-estar (Leal, 2015). A meditação é uma excelente ferramenta para promover o autoconhecimento e desenvolver o equilíbrio (Leal, 2015). Estas práticas podem ser utilizadas em casa, na escola, em hospitais e clinicas ou infantários.

A Europa não tem raiz cultural e hereditária na utilização destas técnicas (Leal, 2015). Os ensinamentos sobre relaxamento e meditação assentam sobretudo na postura corporal, respiração, foco, concentração e música (Leal, 2015).

Quando falamos em meditação, a imagem que nos vem à mente é a posição de lótus, ou seja, a posição em que o individuo está sentado de pernas cruzadas, as mãos colocadas sobre o regaço em mudra e com os olhos fechados (Leal, 2015). Na verdade, esta pode ser realizada a andar, a cozinhar, sentado ou deitado (Leal, 2015). Também é possível meditar de olhos abertos, embora tal exija maior concentração e por esse motivo apenas praticantes avançados o fazem (Leal, 2015).

Um dos benefícios da prática de meditação a partir de tenra idade é oferecer momentos de clareza mental, ajudar a perceber qual o rumo a seguir, o que estudar, com quem casar, em que país viver, em que área social ajudar, que hobbies ter e quais os momentos de criatividade que permitem bem-estar e plenitude (Leal, 2015). Este tipo de técnicas realizadas de forma regular colocam qualquer ser humano em íntima união com os seus sentimentos e com o seu propósito de vida (Leal, 2015).

Hoje em dia, há estudos científicos que comprovam que o relaxamento e a meditação melhoram as componentes de atenção, a capacidade de definir prioridades, a organização de tarefas e a persecução de objetivos estabelecidos (Leal, 2015).

Os médicos recomendam cada vez mais a prática do relaxamento e da meditação, pois é uma forma genuína de reduzir o stresse, manter o foco, desenvolver capacidades mentais e até na prevenção de doenças (Leal, 2015).

Quais são os benefícios que pode esperar do relaxamento e da meditação? (Leal, 2015)

· Autodisciplina

· Autoestima

· Autoafirmação