Dificuldades de Aprendizagem Específicas

As dificuldades de aprendizagem ocorrem quando há presença de obstáculos, interiores e exteriores, que não permitem ao aluno realizar uma determinada aprendizagem.

As dificuldades de aprendizagem específicas são um distúrbio crónico, que os estudiosos referem ser de origem neurológica. Estas dificuldades vão interferir, seletivamente, no desenvolvimento, integração e/ou na manifestação de aptidões verbais e não verbais.

Estes distúrbios específicos de aprendizagem ocorrem em crianças com uma inteligência média a superior, com sistemas sensoriais e motores adequados e com oportunidades de aprendizagem apropriadas. Sendo assim, temos crianças com um Q.I. normal, que apresentam muitas vezes discrepância entre as capacidades verbais e de realização e um défice apenas na leitura, ou na escrita ou no cálculo.

Sendo assim, quais são as dificuldades de aprendizagem específicas?

Estas designam-se por dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia.

A dislexia é uma perturbação que se manifesta na dificuldade em ler, apesar de o ensino ser adequado, a inteligência dentro da média e as oportunidades suficientes.

A disortografia é o conjunto de erros da escrita que vai afetar a palavra, mas não se relaciona com a grafia. É uma dificuldade que a criança tem na associação fonema (som) – grafema (letra).

A disgrafia é uma perturbação que afeta a qualidade da escrita da criança, no que se refere ao traçado ou à grafia.

A discalculia é uma dificuldade na realização de cálculos matemáticos, processamento dos números e na resolução de problemas.

Muitos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas apresentam alguns destes sinais: fadiga, atenção instável, desinteresse pelo estudo, baixo rendimento, falta de motivação, leitura lenta e sem ritmo e a escrita afetada.

Neste sentido, a Escola de Afetos fornece aos alunos avaliação psicológica nas dificuldades de aprendizagem, apoio psicopedagógico individual privilegiando o treino das áreas deficitárias (leitura, escrita, cálculo) e formação em dificuldades de aprendizagem específicas para professores, educadores, psicólogos ou outros interessados.

Texto escrito por Carolina Violas, Psicóloga Clínica com especialização em Psicologia Escolar